Áreas de Atuação

Saúde Pública

 A Área de Saúde Pública (SP) atua junto dos Estudantes de Medicina e da comunidade no sentido de promover a informação, sensibilização e capacitação para as temáticas da promoção da saúde e prevenção da doença.

A principal missão da Área de SP passa por ajudar a criar oportunidades para que os Estudantes de Medicina possam adquirir novos conhecimentos e pô-los em prática junto da população, contribuindo para uma sociedade atenta e informada.

No âmbito dos novos estatutos, a atividade da Área rege-se agora por  Programas Nacionais, aprovados em Assembleia Geral, e no caso de Saúde Pública encontram-se vigentes o Programa Nacional de Promoção da Saúde e Prevenção da Doença e o Programa Nacional de Advocacy para a Resistência aos Antimicrobianos e Controlo de Infeções em Contexto Hospitalar.

Dentro destes programas foram produzidas atividades nacionais como o Med On Tour e projectos locais, trabalhadas temáticas como a Medicina Preventiva, a Saúde Mental e a Resistência a antimicrobianos, tendo-se produzido 2 estudos: Burnout Buddy e Estudo do Conhecimento, atitudes e percepções dos estudantes de medicina dos anos clínicos sobre resistência antimicrobiana e prescrição antibiótica.

Guia de Vacinação 101

O Guia de Vacinação 101 pretende dar a conhecer, de forma interativa, o programa nacional de vacinação bem como algumas vacinas extra-PNV que se consideram relevantes divulgar. Podes encontrá-lo neste link

 Programa Nacional de Advocacy para

a Resistência aos Antimicrobianos e 

Controlo de Infeções em Contexto Hospitalar

A resistência antimicrobiana ocorre naturalmente com o passar do tempo, na maioria das vezes, por mutações genéticas. Contudo, o uso irracional e abusivo de antimicrobianos está a acelerar este processo. No contexto atual, é possível verificarmos o aumento da prevalência de infeções intra-hospitalares por microrganismos multirresistentes com impacto notório na sobrevivência dos doentes.

Pretende-se combater a iliteracia em antibioterapia no estudante de medicina, conhecer as lacunas formativas a colmatar e promover a vacinação.

Programa Nacional de Promoção da Saúde e Prevenção da Doença

Com enfoque na elevada prevalência de doenças não transmissíveis na população portuguesa e consequente mortalidade e/ou morbilidade decorrente das mesmas, este programa visa aumentar a literacia em saúde e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, através de campanhas informativas e ações locais, com o envolvimento de Estudantes de Medicina. Neste programa, dá-se enfoque a uma área estigmatizada pela sociedade, apesar de altamente relevante para uma boa saúde mental, destacando-se o projeto Burnout Buddy.

PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES

em atualização

 

 

 Promoção de Estilos de Vida Saudáveis

 

Atualmente, as Doenças Não transmissíveis (DNTs), como as doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças respiratórias e doenças neoplásicas lideram a lista das causas de morte no Mundo, contribuindo em cerca de 86% para a mortalidade em Portugal. Este tipo de doenças assume-se como um dos grandes desafios da medicina do futuro, e é já uma prioridade definida para a OMS.

Enquanto futuros médicos, é essencial que os estudantes de medicina desenvolvam uma sensibilidade forte para esta questão. Neste momento, o currículo dos cursos de medicina não se encontra completamente adaptado a esta nova exigência: é urgente a promoção de um conhecimento aprofundado sobre os maiores fatores de risco dependentes do estilo de vida, as melhores estratégias para combatê-los e a melhor forma para que essa informação seja veiculada à comunidade. 

Consulta AQUI  o Programa Nacional na íntegra

 

PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES

  • Med On Tour

O Med On Tour é uma atividade de rastreios e formações na comunidade promovida pela ANEM. Atualmente é desenvolvida pela AEFCM, AEFML, MedUBI, NEM/AAC e AEICBAS.

Podes ver por onde andámos até agora em nesta ligação e conhecer mais sobre nós na nossa página de Facebook.

  • Mês de maio - mês do coração

No âmbito da medicina preventiva e do Mês do Coração (mês de maio), trazemos-te variadas infografias, webinars e vídeos que podes encontrar na página da ANEM.

Webinar sobre Marmita Saudável;● Booklet de Veganismo;● Vídeo relativo aos Atletas vegetarianos e vegan - segurança e mitos; ● Webinar de Prescrição de Exercício Físico; ● Booklet de Nutrição Desportiva; ● Booklet da Dieta DASH; ● Vídeo sobre a Ética da Prevenção; ● Infografias e Q&A relativas ao Dia Mundial Sem Tabaco.

  • Guia de Apoios de Saúde Mental

Em contexto de pandemia trouxemos-te o Guia de Apoios de Saúde Mental em tempos de COVID-19.

Em contexto regular tens o Burnout Buddy: ferramentas de apoio por Escola Médica.

 

  • “Muito pequeno para beber! - Prevenção Síndrome Alcoólico Fetal”
  • Twerk Your Brain 
  • Medicina Vai - AEFMUP
  • IV Semana da Saúde e do Bem-Estar - AEFMUP

A AEFMUP realiza, mais uma vez, a Semana da Saúde e Bem-Estar, a decorrer no Hospital São João e na Baixa do Porto. De 27 a 31 de Março, à semelhança do que tem vindo a acontecer, tens a oportunidade de realizar rastreios cardiovasculares (medição da Pressão Arterial e Glicemia capilar) à população. Sabe mais

  • Rastreios à Periferia - AEFCM
  • De pequenino se torce o pepino - AEFCM

No Medicina Vai pretende-se que os participantes realizem rastreios e sensibilizem a população de uma localidade para temáticas como a necessidade de acompanhamento clínico, importância da adopção de estilos de vida mais saudáveis e da diminuição de possíveis comportamentos de risco. Preferencialmente, esta atividade lida com população isolada , com escasso acesso a informaçãoou a cuidados de saúde primários. Em 2017, a atividade decorreu de 5 a 9 de setembro.

  • Vamos Rastrear o distrito - NEMUM
  • Nutrição para Totós - AEICBAS
  • Medicina da Periferia - AEICBAS

A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS-UP) organizou a XIII edição da iniciativa “Medicina na Periferia”, que decorreu nos dias 10 e 11 de março de 2017 em algumas aldeias do concelho de Mogadouro, nomeadamente, Meirinhos, Bruçó, Tó, Sanhoane, Remondes e Brunhoso. Durante 2 dias, estudantes de Medicina desta faculdade procederão ao rastreio de fatores de risco cardiovascular, tal como a Diabetes, Hipertensão Arterial e Obesidade, através da medição de Índice de Massa Corporal e Perímetro Abdominal, com o objectivo de educar a população para que possam fazer escolhas de estilo de vida mais saudável.

  • A Brincar, A Brincar - NEM/AAC

A Brincar, a Brincar é o porjeto pioneiro NEMAAC que pretende formar crianças em Suporte Básico de Vida e Emergência. Queres ajudar a formar pequenos super heróis? Gostavas de aprender a comunicar com crianças ao mesmo tempo que te tornas um perito em Suporte Básico de Vida? Se sentes que podes fazer a diferença em situações de emergência, então o A Brincar, A Brincar é exatamente o que precisas! Sabe mais

  • MedAlive - Rastreios à Beira - MedUBI
  • Saúde e Companhia - AEFML

 O Saúde e Companhia é um projeto que visa realizar formações a idosos que frequentam Universidades Sénior. As formações terão como objetivo a melhoria da literacia em saúde nesta população, abordando, por exemplo, os seguintes temas: Alimentação e Higiene, Sono; Doenças Cérebro Cardiovasculares; Diabetes; Quedas e Prevenção de Quedas; Doenças Neurodegenerativas e Estimulação Cognitiva.

  • Meidicina Mais Perto: Ilhas  - AEFML

Medicina Mais Perto: Ilhas é um projeto dedicado a atividades de promoção da saúde e prevenção das doenças, promovendo a educação e sensibilização para a saúde. Considerando a liderança das Doenças Cardiovasculares e Cerebrovasculares no que respeita à mortalidade, bem como os números crescentes de casos de Obesidade e Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no nosso país, este projeto faz destas a sua causa. Em 2017, o projeto realiza-se de 12 a 19 de março, nos Açores nomeadamente na Ilha Terceira e Ilha de S.Miguel.

  • Rastreio AEFML - AEFML

Rastreio AEFML é um projeto dedicado a atividades de promoção de educação e sensibilização para a saúde. Considerando a liderança das Doenças Cardiovasculares e Cerebrovasculares no que respeita à mortalidade, bem como os números crescentes de casos de Obesidade e Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no nosso país, este projeto faz destas a sua causa. Em 2017, o projeto realiza-se de 4 a 6 de novembro, no município de Grândola. 

 

PROGRAMA NACIONAL SECUNDÁRIO DAS ATIVIDADES 

  • Educação para Todos (ANEM)
  • Burnout Buddy (ANEM)

 

 

 Promoção de Saúde Mental 

 

Apesar do reconhecimento generalizado da sua importância, a aposta na Saúde Mental é ainda escassa no nosso país. Talvez nem uma esclarecedora definição de conceitos esteja presente. Apesar de uma tentativa de evitar o estigma através de conceitos, é fulcral existir clareza no momento de descrever. “A designação Saúde Mental deve ser reservada para todas as ações e atividades ligadas à promoção da saúde mental e a designação de doença mental para todas as situações de patologia psiquiátrica."

Existe uma crescente preocupação com o tema e os estudantes de Medicina não podem ficar alheados. 

Consulta AQUI  o Programa Nacional na íntegra

 

PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES

 

PROGRAMA NACIONAL SECUNDÁRIA DAS ATIVIDADES

  • Twerk Your Brain (ANEM)