Estágios Nacionais

Creditação

É objetivo da ANEM e da Comissão Organizadora dos Estágios Nacionais que estes tenham reconhecimento académico no âmbito do teu curso, nomeadamente pela equivalência a Unidades Curriculares Optativas ou do Núcleo Obrigatório.


Este processo é variável entre escolas médicas, pelo que te deixamos aqui a principal informação para cada escola médica. Em caso de dúvidas sobre este processo, não hesites em contactar os teus Representantes Locais dos Estágios Nacionais (separador “Contactos”.


EM-UM 

Os Estágios Nacionais não são creditados na EM UM em 2021.

 

FMUP

Os Estágios Nacionais são creditados enquanto Unidade Curricular Optativa (2ECTS), com um mínimo de 19 horas de contacto. 

O pedido de creditação é aceite consoante entrega dos seguintes documentos: Relatório de estágio até 1000 palavras (atividades desenvolvidas, competências adquiridas, capacidades desenvolvidas e percepção pessoal sobre a pertinência do estágio na formação pessoal e profissional), cópia do Logbook (80% das presenças mínimo), avaliação do tutor (documento anexo), cópia do certificado ANEM. Caso persistam dúvidas, contacta estagios@aefmup.pt

https://aefmup.pt/wp-content/uploads/2020/07/documentac%CC%A7a%CC%83o-para-creditac%CC%A7a%CC%83o-do-cemef-fmup.pdf 

 

ICBAS

Estágios Médicos, Científicos e Transversais da ANEM serão creditados de acordo com a seguinte tabela de correspondência:

https://drive.google.com/file/d/1ezWSu8NUySlPY0f5bbIPp65d9YTgVoGx/view

 

FMUC

Os Estágios Nacionais não são creditados na FMUC em 2021.

 

FCS-UBI

Os alunos que preencherem a documentação respectiva terão equivalência aos estágios curriculares a que corresponder o Estágio.

Os documentos a apresentar incluem:

  • O anexo I da Acreditação Académica da FCS- UBI (Formulário para Concessão de Acreditação Académica)
  • Anexo II – documento relativo ao CEMEF realizado numa área médica, médico-cirúrgica ou cirúrgica, de acordo com a especialidade frequentada- ou o Anexo III – documento relativo ao Intercâmbio Clínico realizado na área médica, médico-cirúrgica ou cirúrgica, de acordo com a especialidade frequentada.
  • Recibo de entrega de pedido de acreditação (que será preenchido em duplicado de modo ao aluno ter uma cópia)
                                                                         

A equivalência do estágio curricular será aceite se, cumulativamente:

  1. A carga horária do estágio extracurricular for igual ou superior à duração do estágio curricular;
  2. Se 80% dos atos clínicos previstos no Handbook, correspondentes à área de estágio (médica ou cirúrgica) forem realizados;
  3. A data de realização do estágio extra curricular estar situada no ano letivo imediatamente anterior ao ano em frequência e para o qual o aluno solicita a equivalência;
  4. Se a Comissão de Curso aprovar a equivalência.

Em caso de dúvidas mandar email para formacao@medubi.pt

 

FML 

Existe creditação em núcleo curricular optativo de 2 ECTS, com um mínimo de 60 horas de contacto (não estão definidas as horas de trabalho autónomo). Não há possibilidade de substituir estágios do núcleo curricular obrigatório. O aluno deve entregar um documento com uma Tabela de avaliação Específica quantitativa do estágio (a ser preenchida pelo tutor), que pode ser encontrada no portal da FMUL, na página de Creditações do MIM - Núcleo Curricular Optativo e pagar 10€ para ver a creditação reconhecida (este valor é pago por pedido de credenciação, podendo este pedido englobar mais do que 1 atividade do Guia de Creditações)

 

FCM

[em discussão com a FCM]

[Em 2020 não tiveram creditação]

 

FMCB

[em discussão com o FMCB]

Os Estágios Nacionais não são creditados na FMCB em 2021.

 

FCT

Os Estágios Nacionais não são creditados na FCT em 2021.