Estágios Nacionais

FAQ

Inscrições

 

Estou com dificuldade em usar a plataforma dos CEMEF. O que fazer?

Utilizar um separador anónimo resolverá quase sempre qualquer entrave/mensagem de erro que encontres no processo de consulta do mapa de vagas ou inscrição.

 

É possível fazer Estágio Médico num local não listado no mapa de vagas?

Os contactos feitos pela Comissão Organizadora dos Estágios Nacionais abrangem de forma muito extensiva as instituições de saúde de todo o país. Não obstante, até ao final da primeira fase de inscrições, é possível submeter sugestões de locais nos quais gostarias de estagiar e,s e possível, a CO fará um esforço específico para obter vagas nessa instituição.

Isto não garante que obtenhas acesso a essas vagas.

 

Como é feita a seleção do local e especialidade num Estágio Médico?

No processo de inscrição tens a possibilidade de listar até 6 estágios (com local, especialidade e período) da tua preferência. Mediante um sorteio que tem em conta o ano curricular serás colocado numa destas vagas.

 

Posso candidatar-me a mais que uma instituição ou período na primeira fase de inscrições?

Sim. Apenas se pode submeter uma candidatura com sucesso a cada modalidade nas duas primeiras fases de inscrição, mas esta pode contemplar diferentes locais e períodos.

Apenas na 3.ª fase de inscrições, em caso de múltiplas candidaturas, estas têm que ser específicas por período (mas não por local)

 

A ordenação das minhas preferências tem impacto no sorteio?

Não. A tua ordenação apenas determina quais as vagas que priorizas aquando do aparecimento do teu nome no sorteio.

Ou seja, o sorteio apenas ordena as pessoas. Chegando a tua vez na lista de pessoas ordenadas vai ser atribuída a primeira vaga que tenhas listada e que ainda não tinha sido ocupada totalmente por colegas acima de ti nesta lista ordenada do sorteio.

 

Quero fazer um Estágio Médico e sou do 1.º ou 2.º ano. Como sei a que vagas me posso candidatar?

Podes consultar o Mapa de vagas como para os restantes Estágios Médicos, mas apenas candidatar às vagas na Especialidade Medicina Geral e Familiar (tipicamente em Centros de saúde, isto é  USF/UCSP/UCSP)..

 

Submeti uma candidatura na plataforma dos CEMEF e quero cancelá-la. Quem aviso?

Para poderes cancelar a(s) tua(s) candidatura(s) e fazer uma nova deves entrar em contacto com as tuas Representantes Locais fazendo referência ao(s) teu(s) código(s) de candidatura. Encontras os contactos destes Representantes Locais no separador "Contactos" do site.

Advertimos para o facto de, nesta 1.ª fase de candidaturas, apenas poderes ter uma candidatura submetida por modalidade, sob pena da sua não consideração.

 

Tenho de imprimir o termo de responsabilidade?

Não, o termo de responsabilidade pode ser preenchido e assinado digitalmente.

 

Se tiver Cartão de Cidadão, tenho de preencher os campos do local e data de emissão?

Não, podes deixar em branco. Estes campos destinam-se apenas a colegas que tenham BI ou outro documento com data de emissão inscrita.

 

Como obtenho o comprovativo de bolsa de estudo?

Pedimos que esclareças este assunto junto da tua faculdade ou dos Representantes Locais dos Estágios nacionais na tua escola.

 

Tenho uma bolsa de estudos. Será que ela se aplica à isenção de taxa de inscrição?

Isentam de taxa de inscrição as bolsas que sejam conferidas por insuficiência financeira, independentemente da proveniência destas.

Podes consultar os teus Representantes Locais antes de  te inscreveres para perceber se tal se aplica a ti. Caso pretendas usufruir do estatuto bolseiro é também possível que os teus Representantes Locais venham a conferir diretamente contigo se aquela bolsa se aplica a este caso.

 

Como obtenho o comprovativo de matrícula?

Pedimos que esclareças este assunto junto da tua faculdade ou dos Representantes Locais dos Estágios nacionais na tua escola.

 

Devo efetuar o pagamento da inscrição e da caução na mesma transferência?

Sim. Aliás, no formulário de submissão de documentos apenas haverá um campo para submissão deste comprovativo.

 

Se fizer inscrições múltiplas, quantas taxas de inscrição e quantas cauções tenho de pagar?

Deves pagar 10€ de taxa de inscrição por cada inscrição e uma única caução de 15€ independentemente do número de candidaturas que faças.

 

Como uso a 3.ª fase de inscrições para me inscrever em mais que um período de estágio por modalidade?

Para o fazeres, deves submeter na 3.ª fase de inscrições uma candidatura por cada período ao qual te queiras candidatar, no qual apenas escolhas vagas disponíveis durante esse período. Podes submeter até 3 candidaturas adicionais desta forma (ou 4, caso ainda não estejas inscrito/a em nenhum período).


Até ao estágio

 

Um Estágio poderá ser cancelado?

Sim, caso haja uma alteração da situação pandémica que, por motivos de segurança pública, requeira o seu cancelamento. Caso tal se verifique, irás receber um e-mail relativo ao cancelamento e os custos envolvidos ser-te-ão devolvidos.

 

Se o meu estágio for cancelado, tenho direito à devolução da taxa de inscrição e caução?

Sim, todas as cauções e taxas de inscrição serão devolvidas caso isto aconteça.

 

Se o estágio for cancelado, a minha colocação mantém-se em 2022?

Não, terás de proceder a uma nova inscrição em 2022 uma vez que as vagas disponibilizadas pelas instituições de saúde variam anualmente.

 

O risco dos Estágios foi avaliado junto de entidades competentes?

Sim, os estágios estão sob avaliação permanente junto de especialistas da área de Saúde Pública e junto das Administrações Regionais de Saúde e Serviços Regionais de Saúde das Regiões Autónomas, que mantêm uma avaliação atenta da exequibilidade dos mesmos em condições de segurança. Mediante eventual ordem destas entidades, os estágios serão cancelados.

 

O meu estágio requer testagem COVID-19. Tenho que a assegurar?

Sim. Ao candidatares-te a uma vaga que requer a apresentação de um teste COVID-19 negativo, essa responsabilidade é tua. No entanto, no mesmo documento em que acedes a esta regra poderás perceber se o hospital tem uma forma de te garantir a testagem ou de te permitir um acesso a esta por um preço mais acessível.

 


Durante o Estágio

 

Está garantido Equipamento de Proteção Individual para mim durante o estágio?

No caso dos CEMEF: sim, todas as instituições de saúde fornecem equipamentos de proteção individual durante o estágio. Caso isto não se verifique, entra em contacto connosco enviando um e-mail para estagios@anem.pt

Há uma situação a esta regra: as instituições da ARS Centro não se responsabilizam pelo fornecimento deste material. Esta informação consta também do documento relativo a “Restrições COVID-19”

No caso dos CECEF e CETEF, as informações serão dadas caso a caso aos alunos inscritos - nomeadamente se precisam de levar máscara própria.

 

Qual o horário do meu Estágio?

Tanto para estagiários como para tutores a participação é voluntária, pelo que podes livremente acertar com o/a tutor(a) o tempo de dedicação expectável. Não obstante, nos resumos dos Estágios Científicos e Transversais poderás perceber o tipo de dedicação esperado durante o estágio.

 

Após o estágio

 

Como é feita a devolução da caução?

Até ao dia 1 de outubro os teus Representantes Locais irão transferir para a o IBAN que forneceste aquando da inscrição o valor que tiveres a recuperar